segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Veja mitos das pessoas sobre a cerébro só mitos.

4 mitos sobre o funcionamento do cérebro humano

16/11/2011
Veja descobertas de novos mistérios que envolvem a massa cinzenta que habita as nossas cabeças. Apesar do esforço de cientistas, o organismo nunca deixa de ser complexo



(Crédito: Tonis Pan / Shutterstock.com)
(Crédito: Tonis Pan / Shutterstock.com)
O cérebro é um dos organismos mais complexos do corpo humano.


O cérebro é um dos organismos mais complexos do corpo humano. Há vários e vários anos cientistas se esforçam em pesquisas para conseguir desvendar os mistérios dessa parte do nosso corpo, porém, sem muito sucesso.
» Estudo diz que a capacidade do cérebro de manhã é menor
» Sexo e agressividade estão intimamente ligados no cérebro

» Pesquisa revela: Cérebro rejeita pensamentos negativos

Dentro desse universo de mistérios que o cérebro gera, muitos mitos são criados. Porém, nem todos se confirmam. Veja uma lista com 4 mitos sobre o nosso cérebro que não são verdadeiros.


1. Usamos apenas 10% do nosso cérebro:

Desde que entramos na escola ouvimos dizer que nós usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro. Exames funcionais de imagem mostram que isso é mentira. Há poucas partes do nosso cérebro que não podem ser ativadas por nada. Mesmo para fazer algo simples, como abrir ou fechar as mãos, muito mais de 10% do nosso cérebro é utilizado.

2. O cérebro tem um lado lógico e um lado criativo:

O cérebro é anatomicamente dividido em duas metades – o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Existem grandes diferenças entre os lados e certa divisão do trabalho entre elas, porém, é mentira que seríamos mais bem-sucedidos se explorássemos melhor ambos os lados. Isso não tem nada a ver com as relações de poder entre os hemisférios.

3. Lua cheia influi o comportamento:

De acordo com a crença popular, a lua cheia está associada à insanidade – daí vem a palavra “lunático”. Porém, pesquisas de psicólogos e estatísticos não conseguiram comprovar que a lua cheia tenha alguma influência sobre o cérebro humano e o comportamento.

4. Ouvir Mozart te deixa mais inteligente:

Uma teoria criada na década de 1990 afirma que ouvir músicas compostas pelo austríaco Wolfganf Amadeus Mozart melhora o desenvolvimento do cérebro e torna as crianças mais inteligentes. A teoria se formou a partir de uma pesquisa em que voluntários que ouviram Mozart tiveram melhor desempenho na realização de tarefas, porém, o efeito durava apenas 15 minutos. No fim das contas, uma outra pesquisa revelou a verdade: qualquer música estimulante tocada antes de realizar uma série de tarefas te torna mais alerta e melhora o seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário