segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Olhe estas perguntas intrigantes

Acho que todos já nos fizemos perguntas sobre nós mesmos que tivemos dificuldade em responder. Está página tem como objetivo responder algumas perguntas relacionadas com o corpo humano.

- De que somos feitos?




- O que são as espinhas, cravo e acne? (para saber mais visite www.acne.com.br)

Cravos e espinhas: todos são formados quando as glândulas sebáceas, logo abaixo da epiderme, produzem oleosidade (sebo) demais (quando entramos na adolecência, os hormônios fazem a produção de sebo aumentar), obstruindo o folículo e originando:

a) Um cravo preto. Se o folículo estiver aberto, a oleosidade retida será exposta ao ar, que a torna preta. É assim que o cravo é formado. Todo mundo tem cravos, que somente são visíveis quando a oleosidade é muito grande. Quando um deles infecciona, transforma-se em espinha, normalmente com pus.

b) Um cravo normal. Que se forma da mesma maneira que o cravo preto, só que é coberto por células mortas. Como o ar não atinge a oleosidade, ele não fica preto.

c) Acne. Se forma quando a bactéria propinibacterium acnes se aloja no folículo e consequente este se inflama.






- Por que soluçamos?

Vale tudo na luta contra o soluço: levar susto, beber copos de água e até grudar com saliva (arght!) um pedaço de papel no meio da testa. Mas nada garante que todos esses improvisos funcionem. Na maioria das vezes, o "hic, hic, hic", teimoso, continua! Qual será a causa desse misterioso barulho? Como fazê-lo parar?

O principal responsável pela nossa respiração é um músculo bem fino, que separa o tórax do abdômen: o diafragma. Graças aos movimentos do diafragma, que se contrai e relaxa, inspiramos e expiramos o ar. O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. Localizado logo acima do estômago, este nervo controla os movimentos do diafragma.

Mas qual é a relação de tudo isso com o soluço? Bem, é a irritação do nervo frênico que causa o soluço. Irritação? Se você já pensou no nervo frênico mal-humorado, nervoso e de cara feia, contenha a imaginação! Vamos ver o que acontece de verdade. Com a ingestão de líquidos ou comida em excesso; bebidas muito quentes, geladas ou com gás em demasia, o estômago incha e por estar muito perto do nervo frênico pode irritá-lo, isto é, sensibilizá-lo, como acontece com os olhos quando entra poeira.

O nervo frênico irritado manda o diafragma se contrair. Com isso, inspiramos ar. O problema é quando uma "tampinha" que há no fundo da garganta, a glote, se fecha de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e "hic, hic, hic", lá vem o soluço! Esse fechamento da glote acontece independentemente da nossa vontade. Normalmente ela fica aberta para a passagem do ar e só se fecha quando comemos. Quando a glote se abre, o ar volta a passar normalmente para os pulmões, o que não quer dizer que o soluço vai acabar. Isso só acontece quando o nervo frênico volta a trabalhar normalmente.

Qualquer pessoa e até animais, como cachorros, gatos e outros mamíferos, podem ter soluços! Em geral, o soluço acontece várias vezes seguidas e pára em alguns minutos. Mas há quem soluce por horas ou até dias. Essas pessoas ficam cansadas, sentem desconforto e até dor. Quando isso acontece, é bom procurar um médico.

No caso do soluço comum, há maneiras de acabar com ele! Tomar um copo de água com o nariz tampado, por exemplo. Como fica difícil respirar, aumenta a quantidade de gás carbônico no corpo, o que inibe a irritação do nervo frênico e o faz voltar a trabalhar corretamente. Mas, cuidado: tampe o nariz por pouco tempo! E caso você veja um amigo soluçando, dê um susto nele! Assim será liberada no sangue uma substância chamada adrenalina, que fará o nervo frênico voltar ao normal!

Para evitar soluços, alimente-se de forma equilibrada e tente não ingerir líquidos durante a refeição, em especial, refrigerantes. Caso contrário, agüente o "hic, hic, hic...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário