segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Confira novas espécies ameaçadas de extinção

Animais descobertos recentemente, como um camaleão de Madagascar e uma rã peruana, integram a nova lista de risco

por New Scientist
A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) atualizou sua famosa Lista Vermelha, em que expõe os riscos de extinção de milhares de espécies do mundo todo. Confira alguns animais incluídos na lista como fortemente ameaçados:

Rinoceronte Negro
Editora Globo

Apenas em fotos será possível ver esta subespécie de rinoceronte africana, Diceros bicornis longipipes. Os poucos que sobraram foram resgatados pela ONG WWF na província do Cabo Oriental e levados à região de Limpopo, onde estarão protegidos de caçadores. Assista aqui ao vídeo do resgate, realizado por helicópteros.

>> Nova espécie de macaco é descoberta no Mato Grosso
>> Expedição nas Filipinas revela 300 espécies desconhecidas

Camaleão Tarzan
Editora Globo

A Calumma tarzan é uma espécie recém-descrita, que ganhou esse nome por ter sido descoberto em uma região de Madagascar conhecida como Tarzanville, em 2009. O camaleão está criticamente ameaçado de extinção. É um dos 22 répteis terrestres de Madagascar na mesma situação – principalmente porque as florestas tropicais estão sendo derrubadas.

Atum
Editora Globo
Imagem: ₢ OCEANA / Keith Ellenbogen

Cinco das oito espécies de atum estão classificadas agora entre as categorias de ameaçadas ou quase ameaçadas, incluindo o atum-rabilho (Thunnus thynnus), na foto acima. A esperança é de que a lista instigue os governantes a aplicar medidas de urgência para preservá-los.

Anfíbios recém-descobertos
Editora Globo

Foram adicionados à lista vermelha 26 anfíbios descobertos recentemente. Entre eles, a rã da foto acima, Ranitomeya Benedita, encontrada em 2008 no Peru. A espécie está ameaçada por perda de habitat e pelo comércio internacional ilegal de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário